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Como turbinar o seu perfil no Spotify


 

Olá, hackers da música

A dica dessa semana é como turbinar o seu perfil no Spotify para converter mais visitantes em fãs leais.

A primeira coisa que você precisa, pra começarmos a trabalhar, é já ter pelo menos 1 música publicada na plataforma. Infelizmente, você não consegue trabalhar as dicas que daremos a seguir, antes do seu perfil já ter publicado na plataforma pelo menos uma música. Então, depois da primeira música no ar você se aventura nesses hacks...

Spotify for Artists

Há algum tempo a plataforma criou o serviço “Spotify for Artists” como forma de facilitar a gestão de perfil, acompanhamento de estatísticas e outras demandas artísticas. Demandas essas que, antigamente, podiam ser atendidas somente através de um contato direto entre gravadoras e agregadoras com o Spotify, o que deixava muitos artistas independentes “na mão”.

Essa ferramenta veio pra facilitar muito a vida do artista independente!

A primeira coisa que você deve fazer é pedir acesso ao seu perfil pelo Spotify for Artists.

Vou colocar um passo-a-apasso para te ajudar: - Acesso o site: https://artists.spotify.com/

- Entre com as suas informações (logue pelo Instagram ou Twitter pra confirmar que você é você mesmo) e aguarde.

O processo de autorização da sua conta pode levar até 3 dias. Você irá receber uma confirmação por e-mail. Se após esse prazo você não receber nenhuma informação e, não conseguir entrar no Spotify for Artists, entre em contato com o suporte deles, pois possivelmente algo deu errado na sua verificação.

Depois de você entrar no Spotify for Artists, você vai ter acesso a alguns itens importantes, que vamos listar abaixo:

- Capa

A foto de capa é a imagem horizontal superior do seu perfil. Idealmente, deve ser uma foto, sem arte gráfica, texto ou logotipo. O Spotify exige o formato de imagem em.jpeg ou .png, em um tamanho mínimo de 2660px x 1140px, e arquivo abaixo de 20MB, ou seja, você precisa de uma foto de alta resolução, preferencialmente impactante pra chamar a atenção do seu público.

- Foto de perfil A foto de perfil é uma foto menor, que serve como “avatar”, em um formato de círculo pequeno. É a foto que aparece quando o nome do artista é procurado no campo de pesquisa do Spotify.

- Bio (release)

Apesar do Spotify não disponibilizar um campo muito extenso para você adicionar um release, que nada mais é que um texto onde você conta um pouco sobre sua carreira, é importante que você preencha esse campo com uma apresentação concisa e compacta, apresentando em poucas palavras o seu projeto, seus valores e propósito. É um texto que deve dialogar com os valores do seu público, então atenção com as palavras.

- Artists Pick

Essa é uma ferramenta muito importante do Spotify. Sua tradução literal é “Escolha do Artista”, e nela você pode indicar para o seu público qual material que você quer que ele veja primeiro no seu perfil. De repente você quer fazer um “#tbt" de uma canção antiga ou, simplesmente divulgar um álbum, single ou playlist que não é o seu lançamento mais recente.Com essa essa ferramenta você consegue dar destaque ao material.

Pode ser usada também para gerar relacionamento com outros artistas ou divulgar o lançamento de um feat, pois você pode indicar canções de outros artistas nessa ferramenta também.

- Pitching para playlists (New releases)

É uma ferramenta que antes estava somente disponível via formulário online ou pelo contato direto de gravadoras e agregadoras mas agora, qualquer artista pode diretamente tentar indicar as suas músicas para os curadores e editores das playlists oficiais do Spotify.

Algum tempo após submeter a sua faixa/ lançamento para a sua agregadora digital, ela irá aparecer na aba de novos lançamentos do seu Spotify For Artists (aliás, se um lancamento não aparecer aqui, é um forte indício que sua agregadora não distribuiu a sua música ou pior: ela pode parar no perfil errado, de outro artista com nome similar ao seu.)

Mas voltando...

Após a sua música aparecer como lançamento no Spotify for Artists, você pode submetê-la a curadoria. Para fazer isso você vai precisar informar alguns itens de “metadados” da canção como por exemplo: qual língua original da interpretação, qual estilo musical, instrumentos presentes na música, “mood” da faixa, e etc; e também você precisará enviar um brevíssimo release sobre o lançamento.

Criando playlists oficiais do perfil

Uma ação bem interessante pra você amplie os seus streams, além de criar relacionamento com outros artistas, agregadoras e gravadoras é você criar as playlists oficiais do seu perfil. Pra fazer isso, você primeiro precisa criar as playlists com um usuário comum do Spotify. Depois, copie o link dessa playlist e adicione ao seu perfil como uma playlist oficial pela ferramenta do Spotify For Artists.

- Capa de Playlist

Um detalhe bem importante é você preparar uma arte bem elaborada, com qualidade de imagem e que transmita o conceito da playlist já na capa. Uma arte personalizada impactante para suas playlists vai atrair muito mais usuários e streams nas suas listas.

- Playlists temáticas

Outra dica pra você criar usuários/ ouvintes nas suas playlists são criar temas fortes e únicos pra suas playlists. Você pode ter uma playlist só com seus lançamentos recentes, mas também pode criar temas baseados no comportamento do usuário ao ouvir música, como por exemplo: “músicas pra malhar”, “hora acústica”, “relax”, “hora da festa”.

O segredo aqui é você construir playlists que realmente cativem o seu público e crie seguidores, para você já ter uma base de audiência própria em suas playlists. E claramente você deve adicionar suas próprias músicas, que combinem com as temáticas propostas, nas suas playlists, aumentando o seu número de streams utilizando desse recurso.

As dicas de hoje são essas !! Espero que detone e cresça ainda mais no Spotify

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